Coque, como fazer?
O coque clássico é a marca de uma bailarina, ele é obrigatório nas aulas de ballet clássico.
Saber fazer um coque é muito importante para as alunas de ballet, deve-se treinar desde a sua primeira aula e quanto mais fazer, melhor e mais bonito ele ficará. Fazer o coque mostra a disciplina da bailarina, além do mais ele é essencial para que o cabelo não atrapalhe nos movimentos executados em sala de aula.
Existem diversos tipos de coques que são usados para cada tipo de ballet de repertório, isso porque ele é feito de acordo com o personagem que a bailarina irá dançar.
Hoje vou ensinar como fazer um simples, seguro, fácil e que fica muito bonito, podendo ser usado para aulas de rotina ou para apresentações.
O importante é que o coque esteja bem preso e sem fios soltos. Alguns tipos de cabelos precisam de uns “truques”, como por exemplo, cabelos muito compridos ou curtos.
Coque para aulas e Apresentações
(Fotos tiradas do site doMDDC Dance)
Material:
- Escova ou pente.
- Muitos grampos, sendo da cor mais próxima possível do seu cabelo.
- Redinha na cor preta ou “invisível”.
- Frufru de cabelo
- Gel e fixador de cabelo.
Como fazer
1. Desembarace todo o cabelo e espalhe pelo cabelo o creme de pentear do seu dia a dia. Faça um rabo de cavalo bem firme um pouquinho acima do meio da cabeça. O coque ficara na altura que você fizer o rabo de cavalo.
2. Depois do rabo de cavalo firme, divida o cabelo ao meio e torça cada parte (como se torce uma toalha). No caso de cabelos muito longos ou grossos faça duas tranças ou divida em 4 partes.
3 e 4. Pegue uma parte torcida e vá enrolando envolta do elástico do rabo de cavalo, sempre colocando grampos para fixar, no final esconda a ponta. Faça o mesmo com a outra parte torcida, porem enrole pro lado contrario da outra torção, ficando uma para o sentido direito e a outra pro esquerdo, com isso o coque ficara uniforme.
5. Coloque a redinha e fixe-a com grampos. Para quem tem cabelo curto coloque um frufru de cabelo daquele mais grosso e coloque envolta do coque (se necessário faça duas voltas), com isso o coque vai parecer maior, e só depois coloque a redinha.
6. Passe o gel por toda a extensão da cabeça para os fios mais rebeldes. Finalize com o fixador.
Importante: Pra quem tem franjas elas também devem estar presas, podendo ser junto com o cabelo (se forem longas) ou colocadas para trás e presas com “tic tac”, lembrando que esse adereço pode ser de qualquer cor, EXCETO em apresentações que deverá ser da cor do cabelo da aluna para não aparecer.
Aqui tem um vídeo onde tem bailarinas fazendo coques de diferentes maneiras, o 1º é como expliquei aqui.
Para algumas aulas ou apresentações especiais eu faço esse coque chamado Coque Rosquinha, ele é um pouco mais complicado de se fazer, explico ele em outra pagina depois.
Bju Bju