Aliny Estecio

Criar uma Loja Virtual Grátis

Ballet de Repertório

Ballet de Repertório


O que é Ballet de Repertório?

A palavra repertório está associada à perenidade, universalidade e atemporalidade. Em relação à dança, a palavra está ligada a uma coleção de obras que formam o acervo de uma companhia.

Ballet de Repertório é um tipo de ballet que envolvido com uma história, como se fosse uma peça teatral. Só que diferentemente das peças, o ballet de repertório não tem falas, a encenação é toda feita através de gestos, danças e música.

Para a montagem de um ballet de repertório são necessários muitos bailarinos, alguns serão os personagens principais (solistas) e outros farão parte do corpo de baile, dançando as coreografias em grupos.

Para cada ballet existem as coreografias que devem ser seguidas minuciosamente, mas as companhias de ballet sempre fazem algumas adaptações que devem ser citadas, como uma remontagem.

Os ballets de repertório mais tradicionais foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e coreografias de origem.

Para quem faz ou já fez parte do mundo do ballet sabe a emoção que é dançar alguns ballets famosos como Giselle, Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e muitos outros.

Entre os mais famosos estão: Coppélia, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, A Bela Adormecida, La Bayadère, Paquita, Giselle, O Corsário e O Lago dos Cisnes.

Ballet Giselle

      

Giselle e Albrecht                                                        Willis

 


Definição de Termos    

Em um espetaculo de ballet a história é dividida por prólogo, atos,cenas e epilogo.

Abaixo está a explicação de cada um.

Prólogo

É um termo usado na literatura designando uma introdução a uma história, ou seja, é a parte introdutória de um romance ou de uma peça teatral, em que se passam acontecimentos anteriores aos contidos na obra propriamente dita.

Ato

Cada uma das partes principais em que se divide o ballet.

Cena

É parte do ballet em que os bailarinos representam, é também a subdivisão de um ato do espetáculo. Pode-se ter varias cenas com os mesmos personagens tendo ao fundo o mesmo cenário. Exemplo: 3ª cena do 2º ato.

Epílogo

Acontece no final do espetáculo, é a conclusão ou remate da história. É geralmente usada para dar a conhecer o desfecho dos acontecimentos relatados, o destino final das personagens da história ou dissertações. 


 Prologo A Bela Adormecida - Quando Aurora é enfeitiçada por Carabosse, dando começo a história.

Rei e Rainha

 

Fada Carabosse


Apresentação das Fadas 

 

 

 

 

 

Font Texto: https://11arte.wordpress.com/2010/04/03/o-que-e-ballet-de-repertorio/

Imagens: Google