O Quebra Nozes
Nome: Quebra-nozes, ballet originalmente em dois atos e três cenas.
Estréia: Dia 17 de dezembro de 1892 no Teatro Maryinski em São Petersburgo, Rússia.
Coreografia: A coreografia original é creditada normalmente a Marius Petipa e seu assistente Leon Ivanov.
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Bailarinos da estréia: Antonietta Dell-Era interpretou a Fada Açucarada e Paul Gerdt, o Príncipe. Depois de mais de 50 anos de história, um dos mais marcantes "Quebra-nozes" foi realizado em 1954 no New York City Ballet, com coreografia de George Balanchine. Este Ballet foi apresentado por Rudolf Nureyev, Royal Swedish Ballet (1967) e England's Royal ballet (1968) e Mikhail Baryshnikov, American Ballet Theatre (1976). Com tantas produções deste ballet, ele se tornou um dos mais lembrados no repertório clássico de natal, no teatro , no balé e no gelo.
Personagens Principais: Clara, Fada Açucarada, O Principe.
HISTÓRIA
Ato I:
Cena II: Em uma festa de natal, Clara Stahlbaum, recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes, em forma de soldadinho. As crianças passam a festa com a atenção voltada para Drosselmeyer, que mostra mágicas e danças, além de um teatro de fantoches. Ao terminar a festa, todos vão dormir, mas Clara não consegue parar de pensar em tudo que havia acontecido naquela noite. A menina volta à sala, para ver seu presente e acaba adormecendo. Sonha com um exército de ratos invadindo a sala, e para defende-la, um exercito de soldadinhos de chumbo comandado pelo Quebra-Nozes. O Rei dos Ratos fere o boneco que ,desarmado, está prestes a perder a batalha. Nesse momento, Clara atira sua sapatilha no Rato, salvando o Quebra-Nozes.
Cena II: Clara sente a presença de seu padrinho, e magicamente o boneco é transformado em um belo príncipe. Ela é conduzida ao Reino das Neves.
Ato II: Logo em seguida, ao chegar no Reino dos Doces, conhece a Fada açucarada, a qual homenageia Clara com uma grande festa. Danças de diversas regiões são executadas, simbolizando o chocolate, o café, o marzipan, o chá, etc. No final a Fada Açucarada e o Príncipe dançam o grande Adágio. A menina começa a ficar sonolenta, retornando a um sono profundo. Quando amanhece Clara é encontrada pelos pais dormindo ao pé da árvore de Natal, abraçada ao quebra-nozes.