Comportamento em Apresentações
É chegou o grande dia, depois de muitos ensaios finalmente chega a hora... Ai o que acontece?
A barriga dói, da vontade de ir ao banheiro, da crise de riso ou de choro, as pernas tremem, as mãos suam, da branco, voce sente os nervos a flor da pele...TUDO ACONTEÇE...
Mas é engraçado né? Depois que acaba a gente quer DE NOVO.... rsrsrs...
Vou dar dicas de como se comportar nos espetáculos para que tudo saia perfeito.
"Dançarinos são instrumentos, como um piano que o coreógrafo toca."
(Balanchine)
Nos Bastidores
1. Não Faça Nada Correndo: Faça uma lista de tudo que vai usar na apresentação, dos arranjos de cabelo até os próprios figurinos. Comece pelos mais importantes e depois vá aos detalhes, com isso não terá o perigo de esquecer algo. Dica: sempre tenha uma meia reserva, elas rasgam muito fácil.
2. Kit Socorro: Redinha, grampos, linha preta/ branca, agulha, tesoura e colchetes. Sempre devem está na bolsa.
3. Cheque Tudo: Um dia antes verifique se os elásticos e fitas das sapatilhas estão bem presos. Se a sapatilha de ponta estiver muito suja limpe com o método da base com nugget. (explicarei em outra pagina).
4. Figurinos: Tenha cuidado com eles, mostre responsabilidade e mantenha-os sempre limpos e em bom estado. Em festivais, NUNCA deixe eles longe de você.
5. Nome: Coloque seu nome em TUDO que levar, absolutamente TUDO. Perder alguma coisa em espetáculo é muito fácil devido a correria, então cuide de suas coisas.
6. Maquiagem: A maquiagem deve ser de acordo com a sua idade e coreografia executada, não exagere. Se tiver duvidas quanto a ela peça ajuda para não ficar com cara de “boneca”..rsrs. Se fez sua maquiagem em casa leve uma para retoques, um spray fixador de maquiagem ajuda bastante.
7. Acessórios: Não é adequado usar brincos, colares, pulseiras, relógios no palco e principalmente esmaltes escuros/chamativos, exceto se fizerem parte do figurino. A bailarina tem que chamar atenção pela sua graça e beleza, e não por um detalhe escandaloso em seu figurino...rsrsrs.
8. Pontualidade: Chegue no local com antecedência de no mínimo 1 hora, geralmente bailarinos chegam bem mais cedo para marcação de palco, aquecimento e pra verificar se tudo está ok. Pense que se você atrasar deixara um buraco nas marcações e deixará as colegas com uma certa ansiedade, além de que se houver imprevistos e tiver alguma coisa diferente você não estará sabendo.
9. Cuidado com Figurinos: Nunca faça marcação de palco, ensaio ou alongamento usando o figurino. Ele pode rasgar, sujar, amassar e passar por outros “riscos”.
10. Silencio: Durante o espetáculo não faça barulho nos camarins e muito menos nas coxias, o som pode atrapalhar os colegas que estão se apresentando. Nunca fique no meio das coxias, pois atrapalha a passagem dos bailarinos podendo até atrapalhar sua entrada em cena.
11. Alongamento: Nunca entre pra dançar sem se alongar antes, principalmente se a sua coreografia tiver passos mais elaborados. O alongamento é importante para evitar lesões e também para melhorar seu desempenho na dança. Cuidado com alongamentos extremos, não vai querer se machucar logo no dia do espetáculo né?
No Palco
1. Confira sua Roupa: Antes de entrar confira tudo, roupa, sapatilha e cabelo. Se alguma coisa no seu figurino estiver errada com falta de experiência você tentara arrumar no palco, com isso a plateia vai prestar atenção nos erros e não vai conseguir apreciar a sua dança. Se você dançar com adereços não se esqueça de retira-los depois de dançar, pois pode atrapalhar ou até machucar os próximos colegas.
2. Mantenha a Calma: É perfeitamente normal ficar ansiosa antes da primeira apresentação de dança, com um frio na barriga. Afinal foi muito tempo ensaiando para esses poucos minutos que sempre passam voando. Mas é também importante não deixar a ansiedade tomar conta de você. É importante não demonstrar seu nervosismo para as outras colegas, elas também estarão nervosas e com a sua euforia pode acabar piorando.
3. Errar é Humano: Não se preocupe se você errar alguma coisa, disfarce e continue, o importante é não parar. E relaxem a plateia NÃO conhece a coreografia, então aproveite seu momento, os primeiros segundo são difíceis, depois tudo passa e o palco se torna nossa segunda casa.
4. Mantenha sua personalidade: Seja você, evite entrar em rodas de comentários, falar mal de outras bailarinas ou pessoas do meio como se já entendesse tudo. Tem um ditado árabe que diz: "Depois que as palavras saem de sua boca, você já não tem mais domínio sobre elas".
5. Não Fique Louca: Não enlouqueça fazendo o que da na telha, principalmente em coreografias de elenco maior. De o melhor de si, estique bem os pés e joelhos, fique em dehors, pois pode ter pessoas que entendam de ballet na plateia... Nunca se sabe...
6. Dançe. Primeiro sorria sempre, um sorriso já ganha metade do show e mostra que você está tranquila, curtindo o que o está fazendo, além de demonstrar domínio no que faz. Uma bailarina séria é totalmente sem graça e tira toda a leveza da dança.
7. Deslumbramento: Tenha os pés no chão, e não faça fantasias malucas na sua cabeça em relação a dança. A dança realmente pode fazer muito por você, mas não deixe que o deslumbramento turve seu caminho no futuro.
8. Ouça os aplausos: Os aplausos são o resultado de muito trabalho, curta o máximo que puder porque afinal foi pra isso que você ensaiou. Porem se alguém gritar “Maravilhosa, Perfeita”, não saia achando que você é o máximo, seja sempre humilde e use isso para melhor cada vez mais.
9. Reverence: Esse é o momento de agradecer os aplausos, é sua despedida do palco, aproveite e faça com o coração. Não faça uma reverence muito longa que pareça outra coreografia ou muito curta que pareça que você quer sair dali correndo, simplicidade é o caminho. Não grite, não faça gestos espalhafatosos, não corra... Seja sempre umabaialrina serena, leve e delicada pois assim você fechará com chave de ouro.
10. Organização: Depois do espetáculo recolha todas as suas coisas e deixe os camarins e palco sempre limpos e arrumados.
"Ninguém se importa se você não pode dançar bem. Grandes bailarinos não são grandes
por causa de sua técnica, mas por causa de sua paixão..."