Aliny Estecio

Criar uma Loja Virtual Grátis

Letra P

Letra P

P


Pas - Passo. Um único movimento de perna, quando no ato de andar ou dançar.

Plie - Dobrado. Flexão dos joelhos.

Pas de basque - Passo de Basque. Um passo característico das danças tradicionais dos bascos. É um passo alternado em três tempos com um movimento largo de lado a lado. O movimento pode ser feito sauté ou glissé deslizado.

 (Por glisse/deslizado)


Pas de bourée - Existem vários tipos de pas de bourée, mas basicamente consiste em, de uma posição qualquer, o pé de trás pisar em demi-pointe ou sur les pointes onde estava, para então a outra perna se dirigir para o seu lado, pisando em seguida no chão e sustentando a outra perna, que vai de encontro à esta para fechar em 5ª posição.


Pas de chat – Passo do Gato. Um salto rápido e preciso, fechado em quinta ou em terceira posição. Através de um demi-plié, as duas pernas pulam e ficam dobradas no ar ao mesmo tempo que avançam de lugar. Os pés permanecem esticados.




Pas de cheval - Passo de cavalo. Salto parecido com o jeté, porem a perna da frente sai dobrada como se fosse um cavalo ciscando o chão com uma pata.

 (Sequência com pas de cheval)


Pas de deux, Grand - Dança a dois. Diferente do pas de deux simples que tem uma estrutura definida. Em regra geral o grand pas de deux divide-se em cinco partes: Entrée, Adage, Variation para o bailarino, Variation para a bailarina e o Coda, no qual os dois dançam juntos. Ver pagina sobre Ballet de Repertório.

Pas marché - Passo de marcha, marcado ou andado. O termo significa um andar altivo e nobre. Um passo comum, feito com o pé esticado, colocando-se primeiro no chão a meia ponta e em seguida o calcanhar.

Passé - Um movimento auxiliar no qual o pé da perna que está em movimento passa pelo joelho da perna de apoio, de uma posição para outra.


Pas de valse - Passo da valsa. É feito com um gracioso balanço do corpo e diversos movimentos com o braço. Pode ser feito de frente ou en tournant.

Penchée, Penché - Inclinar para a frente, levantando a perna de trás, e fazendo o possível para as costas não descerem. No arabesque penché, o corpo deve formar uma linha reta.

                         

                  (Sem inclinação nas costas - Perfeito)                                                    (Com inclinação nas costas)


Piqué - Nesse passo deve-se tocar diretamente com a pointe ou demi-pointe do pé que está em movimento em qualquer direção ou posição desejada com o outro pé suspenso no ar.



Pirouette - Rodopiar ou girar rapidamente. Uma volta completa do corpo sobre um pé em demi-pointe ou pointe, sendo conseguida a força impulsora pela combinação de um plié com movimento de cabeça (spotting). Existem piruettes de muitos jeitos: attitude, arabesque, en dedans (pra dentro), en dehors(pra fora), com patner em pas de deux e etc.

( 1º Pirueta do menino é en dedans, 2º a da menina é en dehors, 3º pirueta de cintura feita com o patner, 4º pirueta de dedo por develope feita com o patner)


Plié - Uma dobra de joelhos ou joelho. Este exercício torna as juntas e os músculos mais flexíveis e maleáveis bem como tendões mais elásticos. Existe o plié, que é uma dobra não muito acentuada dos joelhos, e o grand plié, onde a dobra dos joelhos é bem acentuada, levantando os calcanhares quando já perto do chão na 1ª, 3ª e 5ª posição.

 (Grand Plie)

Pointe - A ponta do pé. As mulheres, e raramente os homens, dançam sobre a ponta dos pés em sapatilhas. A introdução dessa técnica no início do século XIX tornou possível o desenvolvimento da virtuosidade feminina, como múltiplos fouettés e sustento em uma só perna. Meia ponta é quando o (a) dançarino (a) se eleva com os dedos tocando o chão e o resto do pé elevado.

 (Na meia ponta)   (Nas pontas)


Port de bras - 1) Um movimento ou série de movimentos feitos com um braço ou braços em diversas posições. A passagem dos braços de uma posição para outra. 2) Termo para um grupo de exercícios que torna o movimento dos braços mais gracioso e harmonioso.


Promenade, En - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino). Indica que a bailarina roda vagarosamente em um pé sur place com um ligeiro movimento do calcanhar para o lado desejado mantendo uma pose definida.


 

Link das Fotos:
Passe: https://pginasdeamor.blogspot.com.br/2011/05/sustentacao-para-adagio-exercicios.html

Penche: Com inclinação - https://www.tumblr.com/tagged/penche?before=18 - Sem inclinação https://ladanseducoeur.blogspot.com.br/2011/07/teorias-penche.html

Plie: https://www.dicasdedanca.com.br/dicas-de-ballet-%E2%80%93-passos-de-ballet-como-fazer-um-perfeito-grand-plie.html