Letra A
A
Adage, Adagio:
Derivado do Italiano - lentamente. No ballet esta palavra tem duas significações:
1) Uma série de exercícios do centro, consistindo de uma sucessão de movimentos lentos e graciosos que podem ser simples ou de caráter muito complexo, executados com fluidez e aparente facilidade. Estes exercícios desenvolvem a capacidade de sustentação, o senso de harmonia, a beleza das linhas, o equilíbrio e a pose correta, o que permite ao bailarino executar movimentos graciosos.
Alguns passos usados em adágios: pliés, développés, dégagés, grands rond de jambes, rond de jambe en l'air, coupés, battements tendus, attitudes, arabesques, preparação para piruetas, piruetas e etc.
2) A abertura do clássico pas-de-deux no qual a bailarina, ajudada pelo parceiro masculino, executa os movimentos lentos e o bailarino levanta, sustenta ou transporta a bailarina. Esta, assim amparada, pode então exibir sua graça, sua linha e seu perfeito equilíbrio, executando développés, piruetas, arabesques etc., e consegue combinações de passos e poses que seriam impossíveis sem a ajuda do partner.
1.
Air, en l' - No ar. Indica que o movimento deve ser feito no ar isto é, fora do chão. Ex: Rond de jambé en l’air.
Allegro - Qualquer dança ou combinação de passos feito para uma música de tempo rápido ou moderado.
As qualidades mais importantes que se deve ter em mira num allegro são a leveza, a suavidade, a velocidade, o balanço e a vivacidade. Todos os passos de elevação e rápidos, exemplos: entrechats, cabrioles, assemblés, jetés, baterias etc. Também é parte da aula que segue o Adágio.
Allongé - Alongado, estendido, esticado. Usado para indicar a posição em que o corpo, no movimento que executa, alonga sua linha ao máximo em relação ao chão. Exemplo: 4ª allongé.
Aplomb (Aprumo) - Dá-se o nome de Aplomb à elegância e ao controle perfeito do corpo e dos pés, conseguido pelo bailarino ao executar o movimento.
Arabesque
Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento. Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra esticada para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção. Os arabesques são geralmente empregados para concluir uma fase de passos, tanto nos movimentos lentos do adágio como nos movimentos vivos e alegres do allegro.
Esta posição apresenta variações tais como:
1) O pé que sustenta o corpo pode estar totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
2) A perna de base pode estar ou não flexionada;
3) A posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penchée);
4) Os braços também sofrem alterações, sendo eles que determinam as qualificações dos arabesques.
Arriére, En - Para trás. Expressão usada para indicar que o passo é executado para trás. Por exemplo, um glissade en arrière.
Arrondi - Arredondado, curvo. Exemplo: suplex arrondi.
Assemblé - Juntos ou unidos. Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num jete, dá-se um salto pra cima e nesse momento o bailarino salta com a perna de base esticando os dedos dos pés. Ao cair, cai-se com as duas pernas juntas ao mesmo tempo em 5ª posição no demi plié.
Á Terre - No chão.
Attitude - Uma determinada pose do ballet tirada por Carlo Blasis da estátua de Mercúrio, obra que foi criada por Giovanni de Bologna. É uma posição onde o bailarino eleva uma perna com o joelho flexionado, e a perna de base continua esticada. O joelho flexionado deve se elevar um nível mais alto que o do pé. O attitude pode ser em devant (à frente) e derrière (atrás).
Attitude Derriere Attitude Devant
Avant, Em - Para a frente. Uma direção para a execução de um determinado passo. Usado para indicar
que um determinado passo é executado para frente. Exemplo: glissade en avant.
Links das fotos:
Arrabesque: Foto: Julia G. Ballet Headshots
Assemble; https://ericanatal.blogspot.com.br