Costurando Fitas e Elásticos
Oiiii
Minhas bailarinas lindas, a primeira ponta a gente nunca esquece né?
A primeira coisa que uma bailarina deve aprender quando começa o aprendizado nas pontas é costurar e amarrar sua sapatilha, pois não a nada mais feio em uma bailarina do que elásticos soltando, fitas desfiando e o pior de todos... PONTAS DAS FITAS APAREÇENDO. Isso mostra desleixo, mas às vezes também é falta de conhecimento.
Além do mais a bailarina deve costurar as fitas e elásticos em locais adequados, pois uma fita mal colocada pode resultar em uma sapatilha mal adaptada ao pé ou fazer a bailarina sentir dores. Como cada pessoa tem um pé de formas diferentes o posicionamento ideal varia de pessoa pra pessoa, por esse motivo que as sapatilhas não vêm costuradas de seus fabricantes.
Por isso vim aqui para ensinar e dar dicas de como fazer esse procedimento.
Obs: Depois que terminar de costurar as fitas e elásticos mostre a sua professora(o), para que ela possa te certificar que a sapatilha está segura para uso.
Importante:
No momento de costurar, prestar atenção para que a linha não passe para fora, ou seja, não apareça. Na maior parte das sapatilhas de ponta, há uma camada de revestimento de lona dentro, para que você possa costurar as fitas com esta primeira camada de revestimento e não na sapatilha inteira. Caso suas sapatilhas não tiverem esta camada, o seus pontos devem passar para o exterior da sapatilha o minimo possivel e com muito cuidado, e claro não se esqueça de usar uma linha da cor da sua sapatilha para não aparecer.
Material:
- 2,5 metros de fita de cetim na cor da sapatilha.
- Elásticos, geralmente uso com uma grossura de um dedo, mas isso é pessoal..
- Linha, agulha e tesoura.
Costurando as Fitas
1º Tire todo o comprimento da fita que foi dada, e dobre ao meio e depois ao meio novamente. Corte ao longo das dobras, de modo que agora você tem quatro pedaços de fita em comprimentos iguais.
2º Faça uma dobra para baixo com a ponta do calcanhar até que ela chegue na sola da sapatilha. O calcanhar inteiro deve ser dobrado para baixo, de modo que a o tecido do calcanhar fique espalhado por toda a parte interna da sapatilha Com caneta, faça uma marca em cada lado do revestimento interno da sapatilha.
3º Coloque uma ponta das fitas sobre a marca que você fez dentro da sapatilha, é importante que você posicione a fita em ângulo de 45 graus (diagonal), com o fim de a fita ficar na direção do seu calcanhar. Com cerca de 1,5 cm de fita para dentro da sapatilha, costure nas bordas da fita. Costure também a parte de cima da fita, onde ela começa a sair do sapato, para se certificar de que é seguro. Costure o segundo pedaço de fita da mesma forma, no outro lado da sapatilha.
* Na imagem está o elástico, mas é a fita.
Dica: A fim de evitar o desgaste, queime as bordas do corte da fita com um fósforo ou isqueiro. Certifique-se de apagar as chamas pequenas imediatamente para não perder nenhum de comprimento da fita ou costure fazendo uma pequena dobra.
Costurando os Elásticos
A faixa elástica, que atravessa a frente do tornozelo mantém o calcanhar do sapato no lugar, contra o pé quando a bailarina está na ponta. O elástico deve ser longo o suficiente para que ele fique confortável sobre o tornozelo, e não muito apertado.
1º Crie como se fosse uma tiara no tornozelo com o elástico, de modo que você possa passar o pé por meio do elástico antes de colocá-lo na sapatilha. Isso pode ajudar aqueles com grande colo de pé ou para manter o calçado em seus pés. Ele também pode dar um apoio extra. Certifique-se de medir o elástico em seu tornozelo próprio para que o comprimento seja correto.
Ambos devem ser costurados com um centímetro de cada lado da costura traseira do sapato.
Dica: Muitas alunas reclamam que a sapatilha fica saindo do pé como se ela estivesse larga, para isso não acontecer adicione 2 elásticos em forma de X no peito do pé, assim dará mais segurança e com certeza sua sapatilha não sairá.
Confira os videos abaixo e aprenda!
Esse 1º video é rapidinho e mais objetivo, mas mostra no final a dica de cruzar um "X" no peito de pé.
Esse 2º video demonstra passo por passo, bom para quem não sabe costurar.
Amarração das Sapatilhas
Depois de bem costurada, você precisa saber como amarrar para que sua sapatilha fique perfeita.
A maior parte da segurança da sapatilha no pé é dada pelas fitas. As duas fitas envolvem o tornozelo da bailarina em direções opostas, formando uma cruz na frente. Como fazer:
* Cruze a fita pela frente do seu pé (começando pela fita do lado de dentro), depois leve para trás de a volta e pela frente de novo, faça a mesma coisa com o outro lado. As extremidades são então amarradas em um nó, para finalizar esconda o nó em baixo das fitas na parte interna do tornozelo e se necessário passe micropore para que não escape.
Dica: As extremidades das fitas nunca são amarradas em um laço, pois este pode soltar-se.
Confira o video abaixo, nele mostra algumas formas de amarrar a sapatilha. Eu faço como a 1ª bailarina do video.
Espero que tenha ajudado vocês minhas lindas bailarinas.
Beijos Bailaristicos